Para pensar e discutir...
>> terça-feira, 7 de julho de 2009
Caros amigos,
Ao assistir esse vídeo, fiquei impressionada com a sabedoria do entrevistado. Vale a pena, assistir e refletir o que a escola pode ou não representar na vida de uma criança. E também que acima de tudo, ela não é tão poderosa assim...as pessoas sobrevivem a ela.
5 comentários:
Tudo neste vídeo é chocante (e não por ser uma novidade, mas por ser algo que todo mundo sabe e não faz nada pra mudar). Mas o que mais me deu nojo foi ele dizendo que "desafiou" a professora, mostrando o ponto de vista dele e o que os gênios da educação fizeram: expulsaram-no da escola. Que surjam muitos desafiadores de professoras burras como este. Estas professoras, que ainda se acham as detentoras do conhecimento, devem desaparecer das nossas escolas e principalmente, devem parar de fazer estragos na vida dos nossos jovens!
Caro colega, concordo com seu ponto de vista. Mas fiquei pensando no legado da educação que legitima esta autoridade sem propriedade dos professores. Aluno significa sem luz e como ele bem disse no vídeo,a separação de quem detém o conhecimento é visível. Mas cabe questionar...que tipo de conhecimento nós professores temos? O nosso conhecimento oras! E não o do outro!
Já dizia Paulo Freire, ninguém educa ninguém. Nós professores precisamos entender de uma vez por todas que somos apenas mediadores do conhecimento. Que somos responsáveis de estimular, apoiar e dar condições para um jovem como este do vídeo adquira conhecimentos a partir do seu mundo, para a transformação do seu mundo e da sua realidade.
Será que é difícil? Ah...Muito mais difícil do que pegar um planejamento pronto e passar a aula inteira copiando textos e mais textos no quadro. Ou é fácil parar para ouvir o que os alunos sabem e abrir um canal de comunicação idôneo, sem pré- conceitos, sem discriminação e acima de tudo, sem jogos de poder?
Olá! Primeiro quero agradecer pela visita. Qt ao João, em casa tem uma família estruturada, com pai e mãe que não discute na frente dele, recebe muuuito carinho e limite. sabe o que me deixa confusa? É q esse comportamento é só na escola, em casa ele é super carinhoso e obediente até mesmo qnd vem um amiguinho visitar. Empresta os brinquedos, e etc... Nunca fui de bater, ao contrário, sempre usei a tática do cantinho da disciplina. Ele é uma criança super extrovertida, fala com td mundo (até com quem não conhece). Fica horas no meu colo e do pai trocando carinhos e beijinhos com a gente. Ele nunca perdeu ninguém de quem gostava muito. E esse comportamento se repetiu em outra escola que ele estudou. Algumas pessoas acham que é pq ele sente necessidade de ser o centro das atenções e como tem isso em casa não precisa fazer nada, já na escola ele tem q dividir a atenção com outras crianças. Realmente não consigo identificar o problema. Isso está tirando nosso sono (meu e do meu marido). Sempre fomos carinhosos com ele, por isso não compeendemos esse comportamento. Mas... acredito que com amor e paciência conseguiremos superar essa fase.
Beijinhos
OLá ! Caramba, até que enfim conheço um(a) educador(a) que reflete sobre os temas mais importantes a educação e os coloca em post, em "cheque"...oferecendo um convite sincero e direto à reflexão sobre a "praxis" pedagógica. Parabéns! parabéns! parabéns ! Cada postagem sua é leitura obrigatória, muito bem apresentada: curta e direta ! Gostei demais ! Quero convidá-la a conhecer os meus cantinhos( são muitos e saberei esperar>.) Deixo aqui 3 endereços: http://mate-magica.blogspot.com http://tecendo-his´torias.blogspot.com e http://aprendizarteatelie.blogspot.com Um abraço, e até lá Betty
Postar um comentário